quinta-feira, 8 de julho de 2010

Final definida

Alemanha 0x1 Espanha. Grande jogo de futebol. As pessoas que acharam o jogo chato não entenderam a inteligência da Espanha. Vicente Del Bosque fez o que todo mundo vinha tentando: não deixou a Alemanha jogar. Como? Segurando a bola. No ataque, este é o ponto. Confiou no toque de bola de seus jogadores, na experiência, na qualidade, na calma. Segurar uma seleção que é tricampeã mundial não é para qualquer um. Uma seleção que amarela não conseguiria tal feito.

É bem verdade que Thomas Muller fez falta para a Alemanha. Não saia contra ataque. A bola não chegava para Klose. Faltava organização e criatividade para os bávaros. Mas isto também se deve à marcação da Espanha, que não deixava espaços, marcava em cima. Afinal, se não fosse assim, Schweinsteiger, Podolski e Tropeço, digo, Ozil decidiriam. Excelente partida de Xabi Alonso. Outro que se destacou muito foi o jovem Pedro. Não teve medo, foi para cima, tentou. Criou lances muito perigosos. Pecou, no final do jogo, ao não tocar a bola para Torres que estava livre de marcação. Ainda bem que não teve como castigo um gol da Alemanha. Ainda bem porque o jovem menino não merecia. Ao sair do campo, seu semblante mostrava que ele aprendera a lição.

Como disse o nosso amigo Mauro César Pereira, esta seleção espanhola não tem nada de fúria. Devia mudar o nome para "calma". Foi com paciência, envolvendo o adversário que chegou a final da Copa. A primeira final da sua história. Merecida. Será que merece ainda mais?

3 comentários:

  1. Dois times chatos, espero que o jogo não fique chato tbm... espanha só toca toca toca toca toca toca, se nao fosse a bola parada estaria até hj tocando bola contra a alemanha sem fazer gol. E a Holanda se parece cada vez mais com o Brasil de 2002 com 9 operarios e 2 jogadores que decidem o jogo num chute que desvia em dois jogadores e engana o goleiro e o bandeira e assim vai... primeira final de copa que nao tenho pra quem torcer!

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo de quase tudo o que o Adilson disse aí em cima. Acho que a Alemanha não tinha essa bola toda, e só conseguiu impor seu jogo contra a Argentina pq fez um gol de "bola parada" aos 2 minutos. A Espanha simplesmente dominou a Alemanha como poucas vezes se viu em uma Copa, e com justiça vai à final. A Holanda jogou mais contra o Brasil e era mais time que o Uruguai. A final terá os dpis melhores times, será um belo jogo, com craques como Iniesta e Robben. Vou torcer pelo futebol.

    ResponderExcluir
  3. Como um não tem pra quem torcer, outro torce pelo futebol, eu torço pra Espanha.

    ResponderExcluir