Começa, nesta quarta-feira (08/12/2010) a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O torneio reúne times de todos os continentes para a disputa e coloca adversários que raramente se encontram para jogar. Desta forma, o torneio acaba ficando o mais democrático possível. Na edição de 2010 participam: Pachuca (representando América do Norte e Central); o Internacional (América do Sul); a Internazionale (Europa); Al-Wahda (representante local); TP Mazembe (África); Seongnam Ilhwa (Ásia) e Hekari United (Oceania).
A classificação das equipes pode ser contestada. Por exemplo, a particiapação de um time do país sede é questionável, especialmente sendo a competição realizada por mais de uma edição consecutiva no mesmo lugar. A organização também não é das melhores, visto que existe um jogo a mais de um lado da chave que em outro. Em suma, a FIFA faz um evento querendo colocar todo mundo para jogar mas, até hoje, o jogo final acaba sendo América do Sul contra Europa pois são os lugares onde realmente o futebol corre nas veias das pessoas.
Agora, o título de campeão Mundial de Clubes não faz necessariamente do time ganhador o melhor do mundo. Hoje, sem dúvidas, o melhor time jogando é o do Barcelona. A grande prova disso é a final do melhor jogador do ano de 2010, que está entre Messi, Xavi e Iniesta, os três do azul-grená. Por mais que muita gente (assim como eu) ache que Sneijder (que levou a Inter ao título da UEFA Champions League e a Holanda ao vice Mundial) deveria estar pelo menos na final da eleição (lembrando que ano passado ficaram 5 jogadores para a final, este ano poderiam ter ficado os 4), ninguém contesta o que os três finalistas fizeram pelo Barça.
Como foi feito na Copa do Mundo de seleções, será postado um comentário anterior ao jogo e outro posterior. Que comece o torneio!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário