terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Barcelona - o melhor do mundo

Antes de começar a discutir a Copa do Mundo de Clubes, vamos tentar entender o porquê o Barcelona é o melhor time do mundo hoje.

A começar pela realização mais recente do clube: a vitória histórica de 5x0 sobre o sem limites financeiros, Real Madrid. O time da capital espanhola, apesar de ter um técnico super competente, que contratou quem quis, não viu a cor da bola no Camp Nou, estádio do Barça.

A Internazionale Milano só conseguiu eliminar os azul-grená na última edição da UEFA Champions League pois se recusou a jogar no Camp Nou. Quem viu a partida lembra de ver os 11 jogadores do time italiano atrás da linha da bola para conseguir segurar o trio de ouro do futebol mundial (Messi, Xavi e Iniesta).

É bem verdade que Messi não jogou muito bem pela seleção argentina. Mas essa teve, também, culpa do Maradona. Por que ele não levou Cambiasso nem o incontestável Javier Zanetti para a África do Sul? Porque quis que Messi se encaixasse ao seu estilo e não montou um time para o seu camisa 10 jogar? Mas, de fato, o argentino do Barça poderia ter jogado melhor.

Xavi e Iniesta foram o coração da seleção espanhola que levou o caneco na África do Sul. Além dos dois, a seleção campeã ainda teve os barcelonistas: Puyol, Piqué, Busquets, Pedro e Davi Villa. Detalhe, destes jogadores citados, apenas Villa não vem das bases do clube.

O admirável no Barcelona é sua filosofia de futebol. O toque de bola faz parte do clube, tanto que já surgem novos jogadores da base, como Bojan e Jeffren que já dão sinais que tem potencial para dar continuidade ao estilo de jogo. E é isso que encanta no Barcelona. Sua fonte de talento é a base, não são milhões de Euros vindos sebe-se lá de onde. Esta filosofia, quando absorvida, faz até um argentino, como Messi, ser incontestável por brasileiros.

São estes alguns motivos que fazem do Barcelona o melhor do mundo. Não importa o que a FIFA ache. Não importa título. Dentro de campo, quem encanta é o Barcelona F.C..

Nenhum comentário:

Postar um comentário